Nem sempre é fácil manter um casamento feliz, porque os problemas fazem parte da nossa vida.
Quando a gente se casa, e passa a dividir o mesmo teto com o nosso amor, as coisas muitas vezes saem do controle nos primeiros meses.
Você já deve ter ouvido histórias ou vivenciou aquela toalha molhada em cima da cama. Ou aquele pacote de biscoito que você mesma esqueceu aberto.
Não adianta a gente reclamar só do marido quando ele é bagunceiro, precisamos admitir que muitas vezes nós somos as culpadas, não é? Além disso, as discussões também têm o seu lado positivo, desde que sejam construtivas e pontuais.
Nesses anos de casada que tenho, passei a refletir sobre as minhas próprias atitudes e, principalmente, sobre as minhas reações. Será que não estou sendo indelicada ao reclamar? Será que fui grossa ao falar? Será que estou sendo muito emotiva? Passei a observar todas estas coisas, e a tentar tornar nosso dia a dia, algo ainda mais divertido e gostoso.
Com isso, separei algumas dicas que todo casal deveria ler e aplicá-las para ter um relacionamento saudável e duradouro.

Dicas para um casamento feliz
Pequenos sinais de amor
Pequenos sinais de carinho são essenciais para uma relação e um casamento feliz. Seja na forma de presentes ou em expressões de afeto, eles construirão um elo de paixão e de respeito ao casal. Gestos simples como passear com as mãos dadas e abraçar, são carregados de significado. Às vezes basta isso, para que a sua cara-metade se sinta vista, desejada e amada.
Dormir à mesma hora
Está indo dormir? Chame o seu amor para ir deitar com você. Não deixe a correria do dia a dia estragar esses pequenos momentos compartilhados. Experimente também acordar ao mesmo tempo para tomar café da manhã com seu amor, antes de se aventurarem os dois nas suas rotinas individuais. Sentem-se à mesa, desfrutem do lanche ou jantar juntos. Já é comprovado por cientistas pelo mundo afora que comer é um ato social e que pessoas que comem juntas são mais felizes. Abrace a rotina do seu casamento e compartilhem momentos simples. O seu dia vai ser muito melhor.
Fale palavras de carinho
Não subestime o poder das palavras. E neste campo, mais vale pecar por excesso do que por falta. Quem não gosta de começar o dia a ouvir que é amado?
Os primeiros momentos do seu dia determinam o seu estado de espírito para o resto do dia. E outra dica para ter um casamento feliz é não adormecer sem dizer “dorme bem, bons sonhos”. Deixe que a sua voz seja a última coisa que ela ou ele ouça antes de adormecer.
Cultivar interesses comuns
As paixões partilhadas são um fator muito importante em todas as relações. Não é preciso que goste de tudo igualmente, mas que existam algumas coisas que gostem de fazer juntos. Investir parte do tempo livre de vocês nessas atividades vai transformar a relação na melhor amizade possível, um com o outro.
Confiança e perdão
Estes são os pilares de uma relação saudável. Se estes pilares quebram, tudo é posto em causa. As discussões são inevitáveis, claro, mas os casais felizes entram nas discussões com vontade de as resolver e não com vontade de as ganhar. Isto porque são capazes de se perdoar e de confiar um no outro.
Coloquem-se no lugar do outro
Na hora de conversar, pense com a cabeça do seu amor. Coloque-se no lugar dele ou dela e pense se o que está te incomodando o incomoda também. Não menospreze os sentimentos do seu companheiro. Se algo o incomoda e você acha besteira, pare e pense um pouco mais. Tente entender o que pode estar por trás daquilo. Cada pessoa traz consigo uma bagagem enorme de experiências que as levam a se incomodar ou gostar de coisas diferentes de nós.
As relações mais felizes são as que se focam nos pontos positivos e desmistificam os pontos negativos. Passar muito tempo focado no que correu mal é meio caminho andado para a frustração e a insatisfação.
Seja compreensivo para ter um casamento feliz.
Riam e divirtam-se juntos
O momento mais legal que tenho ao lado do meu amor é sorrir. Buscar coisas que nos fazem gargalhar até perder o fôlego. Ter brincadeiras em comum, assistir filmes e séries engraçadas, surpreender o outro com bobeiras, tudo isso faz bem para a relação a dois. Enquanto vocês dois estiverem rindo juntos, mesmo que seja de vocês mesmos, tudo se acerta. E, olha, pode até ser aquela risada que acaba saindo no meio da briga e atrapalha aquele discurso todo montadinho. Até essa risada vale para ter um casamento feliz.
Sinta-se orgulhoso da pessoa amada
A admiração e o orgulho são sentimentos indispensáveis na sua relação. É importante que ame e que se sinta orgulhoso dessa pessoa e da relação que construíram juntos.
Partilhe as alegrias que lhe acontecem no dia-a-dia, para que possam sentir verdadeiramente felizes e amados.
Estipule o “dia do namoro”
Dediquem uma noite na semana para vocês enquanto casal. Para passear ou, simplesmente, para estarem juntos, pois isso irá ajudar a manter o casamento feliz.
Experimentem fazer algo emocionante ou diferente, pode aumentar o romance como na época do namoro. A aventura está associada ao amor romântico. Portanto, saia um pouco da rotina, visite um lugar onde você nunca esteve, ou até mesmo mude o seu dia-a-dia, indo a um restaurante diferente, ajudando a garantir mais emoção ao seu relacionamento.
Casamento feliz é mágico
O casamento feliz é aquele onde se conversa sobre isso, e principalmente se trabalha para isso.
Afinal, não existe uma fórmula mágica ou chave para mudar o curso do casamento. É preciso manter a comunicação e o respeito para construir um relacionamento saudável. Por isso, não tenha medo de dizer o que pensa, pois, quando você confia no compromisso mútuo, isso lhe dá a liberdade de expressar sua opinião. Tentem ser sinceros, e respeitem as diferenças de um e do outro.
E a dica Extra: nunca perca seu senso de humor. Além da saúde e do bem-estar, não há situação que não possa ser melhorada com uma generosa porção de risadas.